top of page

O Ayurveda e o Outono

Atualizado: 14 de mai.

por Erick Schulz

Diretor do Instituto Naradeva Shala

 

O outono de acordo com o Ayurveda é uma estação predominando do Dosha Vata (Ar + Éter) e pessoas com este tipo de constituição ou que possuem tendência a desarmonizar este dosha são as que mais devem se cuidar.


dois bancos em uma praça em pleno outono com folhas caindo secas
outono

Isso quer dizer, que a natureza durante este período estará com predominancia das mesmas gunas (qualidades) que possui o dosha vata, e como semelhante aumenta semelhante, quando a natureza está assim, sempre estará estimulando essas mesmas qualidades dentro de nós, como todos nós temos as qualidades do dosha vata, algumas pessoas menos e outras mais, então todos somos influenciados pela natureza ao nosso redor.


O melhor programa ayurvédico que as pessoas podem seguir nesse momento é baseado na sua Rotina.



Segue alguns exemplos de dicas para o OUTONO:

  • A automassagem com óleo é muito recomendada no ayurveda. Pelo menos nos últimos dias do verão e os primeiros dias do outono, devemos nos olear com óleo de gergelim (Sesamum indicum) ou amêndoa (Prunus dulcis) ou rícino (Ricinus communis). Este último para que tem predomínio do Vata Dosha e principalmente para quem mora em regiões onde o outono seja bem seco;

  • Diminuir o ritmo da vida, ficar mais em silêncio, escutar mais e falar menos;

  • Manter uma regularidade na hora de nossas refeições, isso é muito importante nos dias atuais pela vida atribulada que a grande maioria possui;

  • A alimentação nesse período deve ser morna/quente, nutritiva e úmida. Nunca ficar mais de três horas sem comer nada e sempre comer com a mente calma, sem assistir televisão ou conversar ao mesmo tempo. Nunca beber nada gelado ao mesmo tempo que estiver comendo ou evita-se beber qualquer coisa durante a refeição;

  • Durante o outono, inclua na sua rotina diária: chás de frutas, ervas e especiarias de qualidade doce e levemente picante/pungente além de banhos quentes de imersão, sauna úmida e meditação;

  • Se utilize alimentos leves, e que sejam de fácil digestão a você, como o arroz (shali), mudga (feijão moyash), sheeta (açucares de boa qualidade somente), frutas da época, mel (madhu) etc ...

  • Procure comer as frutas e legumes da estação e da região, pois são esses alimentos que vão lhe propiciar todos os nutrientes necessários de acordo com o ayurveda além dos sabores e enzimas que você precisa para esta estação. Isso sem falar, que são eles os que tem menos agrotóxico;

  • Durante esses dias em que se aproxima o outono, procure diminuir o quanto possível, sal, açúcar e alimentos industrializados. Beba mais leites de vegetais, como: amêndoas, arroz e aveia, por exemplo.

 

O outono é a estação do ano que a energia (prāṇa) movimenta-se com mais intensidade para dentro e para baixo, sendo assim, é uma época para colher e armazenar para o inverno, tranquilizar a mente e buscar nutrir a paz interna. Uma vez que saímos de uma estação de extroversão que é o verão, o outono pede para fazermos uma pausa para se organizar.


Desta maneira, evite o álcool, que é excessivamente estimulante e perturba o movimento introspectivo do outono, podendo desencadear pensamentos obscuros. O outono, assim como a primavera, é uma das estações que o ayurveda recomenda as rotinas de desintoxicação leves e profundas sempre de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, sendo um período muito auspicioso para iniciar ou se aprofundar em um tratamento ayurvédico.


Devemos lembrar que todos os doshas devem ter seus cuidados no começo de qualquer estação do ano, no outono o principal dosha que devemos cuidar é o Dosha Vata. Uma dica bem importante para todas as pessoas que estão em equilíbrio é tomar uma colher de chá de triphala com água morna pela manhã em jejum durante 28 dias antes da entrada do outono e 28 dias depois da entrada do outono.


praça em pleno outono com as folhas caindo
outono
 

Todo o texto é criado no formato de dicas e informações de estudos. Toda e qualquer informação para uso pessoal, é preciso ser avaliado estudado por um/a profissional ayurvédico qualificado.


Caso queira conhecer mais sobre Ayurveda, recomendo que faça o nosso curso de introdução ao ayurveda grátis, o banner está logo abaixo, ou caso queira participar de um Curso Profissionalizante de Terapeuta Ayurveda, acesse aqui.

 

Erick Schulz

Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Diretor e Co-fundador da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

285 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Kommentare


Gast
23. Apr.

😍

Gefällt mir

Gast
11. Apr.

Teste

Gefällt mir
bottom of page