por DeviMarga Dasika
Jnana Dhata Acharya (Instrutora Iniciadora) do Ashram Sarva Mangalam
“Prana” é o nome que os Hindus chamam a energia vital, cósmica do Universo.
Os Chineses a chamam de “Chi”.
Os Espíritas a chamam de “Energia Imanente” e assim por diante....

Em nosso plano físico, podemos vê-la em dias ensolarados olhando para o céu, depois de algum tempo a vista relaxa, abrindo o campo da retina, assim será possível ver minúsculas bolinhas brancas, às vezes com um ponto preto.
Mas, esta é a forma física em que essa energia também se manifesta.
Sendo energia vital, ela envolve o ar que respiramos e sendo assim importantíssima para a saúde de nosso corpo. Para isso o Yoga tem uma Ciência específica chamada “Pranayama”, que é a arte de aprender a respirar adequadamente.
Bem, esta energia não só existe em nosso corpo físico, como também em nossos corpos sutis e sendo assim entendemos que temos Prana físico, mental e espiritual.
Sim, três qualidades deste mesmo Prana!
Ficamos assim então, o prana físico que alimenta nosso corpo físico;
O prana mental que alimenta nossa mente;
E o prana espiritual que alimenta nossa Alma.
Daí a importância de nos alimentarmos divinamente nos três níveis desta mesma matéria que já é Divina por natureza.
Ele, o “Prana”, nunca vem sozinho, pois trabalha sempre acompanhado de outras duas energias primordiais que são, o “Tejas”, que é uma energia que trabalha nosso discernimento, e o “Ojas”, que é uma energia que trabalha nossos átomos de felicidade.
Vejam que trabalho magnífico que exercem em nós, nas três esferas de nossa constituição:
O Prana é a energia carreadora que vem primeiro, passando e desobstruindo todas as toxinas que estão inseridas em nossos corpos tanto físico, mental e espiritual, facilitando assim a abertura para que a passagem das outras duas energias não sejam interrompidas.
O Tejas é a energia do discernimento, ou seja, depois da limpeza que o Prana faz, ela vem nutrindo nossos corpos de sabedoria, inteligência ativa, para que tenhamos mais possibilidades de realizações concretas.
E o Ojas, que preencherá esses mesmos corpos de átomos de felicidade, que é uma energia primordial para apreendermos a viver a vida de forma simples, clara, objetiva e finalmente verdadeiramente feliz ! para vocês entenderem melhor, estou me referindo ao humor responsável pelo nosso “bom dia vida”, numa manhã feliz, e é exatamente esta energia que traz para nós humanos o sentimento de prazer e amor em nossas vidas, chamado por muitos especialistas de o hormônio do amor.
Essa nutrição é simultânea e acontece através de nossos meridianos, ou como são chamados pela medicina Ayurvédica (hindú) de “Nadis” no corpo físico e “Srotas” nos corpos sutis.
Além dessa alimentação feita através pelos canais de energias, elas também são distribuídas pelos nossos chakras, que são vórtices de distribuição energética.
Margareth Gonçalves (DeviMarga Dasika);

Jnana Dhata Acharya (Instrutora Iniciadora) do AShram Sarva Mangalam da SDM;
Trabalha com Yogaterapia especializada em Psicologia do Yoga;
Foi colaboradora da revista “Sexto Sentido”;
Formada em Pedagogia do Infra dotado pela Universidade Presbiteriana Machenzie;
Formada em Extensão de Currículo para primeiro e segundo grau pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- 1976);
Cursou Aprimoramento em Psicologia do infra dotado pela USP(1985);
Foi Integrante do movimento Uni-Luz durante muito tempo, representando o SDM;
Fundadora em 1994 do Instituto Naradeva Shala;
Comments