top of page

Quais são as massagens ayurvédicas

Atualizado: 21 de mai.

Por Erick Schulz

Diretor do Instituto Naradeva Shala

 

A massagem ayurvédica é uma prática terapêutica antiga que tem suas raízes na medicina tradicional indiana conhecida como Ayurveda. Ela se baseia em uma abordagem holística para promover o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito, visando a saúde e o bem-estar geral.


Essa forma de massagem é personalizada de acordo com as necessidades individuais do paciente, levando em consideração seu tipo constitucional (dosha), condições de saúde específicas e qualquer desequilíbrio existente. Geralmente, a massagem ayurvédica é realizada utilizando óleos vegetais medicinais, que são selecionados com base nas necessidades do paciente e nas propriedades terapêuticas desejadas.


Durante a sessão de massagem, são aplicados movimentos específicos e ritmados em todo o corpo, com o objetivo de relaxar os músculos, estimular a circulação sanguínea e linfática, remover toxinas e restaurar o fluxo de energia vital. Além disso, a massagem ayurvédica pode envolver a aplicação de pressão em pontos de acupressão, chamados de marcas e a utilização de técnicas de respiração para promover um estado de relaxamento profundo e equilíbrio emocional.


A massagem ayurvédica é conhecida por seus diversos benefícios, que incluem o alívio do estresse e da ansiedade, a melhoria da qualidade do sono, o fortalecimento do sistema imunológico, o alívio de dores musculares e articulares, e a promoção da saúde da pele. Além disso, ela é considerada uma prática preventiva, que pode ajudar a manter o equilíbrio e a harmonia do corpo ao longo do tempo.


Em resumo, a massagem ayurvédica é muito mais do que uma simples terapia de relaxamento; é uma forma de arte terapêutica que busca promover a saúde e o bem-estar integral, tanto físico quanto emocional, de acordo com os princípios da medicina ayurvédica.


De acordo com o tipo de material e movimentos específicos, no decorrer do desenvolvimento do ayurveda, diversos tipos de massagens foram desenvolvidos no ayurveda ou de forma indireta pelo ayurveda, abaixo explico o Abhyanga, Udwartana, Utsadana e Garshana que fazem parte do ayurveda de forma tradicional e existem outras formas de massagem oriundas da Índia como a Marmaterapia, o KalariPayatu, a Shantala e outras que se desenvolvem tendo influencias diretas e indiretas do ayurveda.


 

Abhyanga – conhecido também como Snehana Externo ou Sneha Abhyanga (uma das terapias com uso de óleos).

É uma massagem corporal e facial realizada com óleos ou ervas específicos para cada dosha que auxilia na revitalização dos tecidos do corpo (dhatus) facilitando que as toxinas (ama) sejam removidas do corpo. É considerado um dos procedimentos mais importantes do Ayurveda. No abhyanga é essencial o uso de óleos vegetais ou animais medicamentosos, sempre se utilizando de óleo morno, por todo o corpo, que pode também ser aplicado na forma de auto-massagem.


O abhyanga tem efeito muito mais profundo que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia. Praticado até os dias de hoje na Índia, abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo. Esta massagem pode ser aplicada por um terapeuta ou dois, sincronizadamente.


O abhyanga reequilibra os doshas, fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries. Promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos. Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do ayurveda, o abhyanga aumenta a força do tecido, melhora a circulação do sangue, rejuvenesce os tecidos, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, pacifica desarmonias de vata, reduz toxinas e remove o stress.


O abhyanga pode se aplicado em regiões específicas do corpo, e assim recebe os nomes:

  • Mukhabhyanga = massagem facial

  • Padabhyanga = massagem nos pés

  • Pristhabhyanga = massagem nas costas

  • Shiroabhyanga = massagem na cabeça


 

Udwartana, Utsadana e Garshana – conhecido também como Ruksha Chiktsa

Este é um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto), propicio para a perda de peso, redução de medidas, ativação do corpo, aumento do calor e do agni o fogo digestivo.


  • Udwartana - massagem 100% a seco, pós de ervas secas sempre quentes, secas e com a guna usna (quente - que promove calor), promovendo assim, calor e secura para todo o corpo;

  • Utsadana - massagem realizada com uma mistura de 50% de ervas em pó seca com 50% de óleo, criando assim uma pasta, a massagem é feita com essa pasta sobre o corpo; Uma pasta ou um pó de ervas é aplicado sobre todo o corpo e massageado profundamente com movimentos específicos por dois ou um terapeuta;

  • Garshana - massagem realizada com óleo e ervas em pó como o utsadana, mas é acrescido mais produtos abrasivos e naturais como um pó bem fino de sal grosso ou até ervas mais canforadas ou que ajudem o corpo a criar calor.


Um maravilhoso tonificante e esfoliador da pele e dos músculos torna-se um aliado na redução de medidas após parto ou grande perda de peso. E, ainda, é eficaz na remoção de toxinas de kapha do corpo, diminuindo a flacidez e o peso, revitalizando o sentido de toque e reduzindo celulites, ou seja, um poderoso oxigenador do corpo.


Há muito tempo à massagem integra a vida cotidiana na Índia. De acordo com o costume do ayurveda, receber uma massagem por semanal é recomendado para homens e mulheres que queiram manter o equilíbrio saudável dos doshas.


Escolha um bom profissional com experiência e conhecimento no assunto e marque o seu horário.


Cada massagem dura em média uma hora. Em alguns casos poderá ser realizado logo após a massagem o Shirodhara que é uma técnica maravilhosa ou o BaspaSweda que é uma técnica de sudorese, ambos os procedimentos estaremos falando com mais detalhes em outro texto, que você pode encontrar por aqui mesmo em nosso blog.




 

Todo o texto é criado no formato de dicas e informações de estudos. Toda e qualquer informação para uso pessoal, é preciso ser avaliado estudado por um/a profissional ayurvédico qualificado.


Caso queira conhecer mais e se profissionalizar nesta milenar Arte chamada Ayurveda, recomendo que faça Curso de Massagem Ayurvédica, acesse aqui.


Quer conhecer mais sobre o Ayurveda, essa linda e maravilhosa forma de viver em equilibrio com a natureza, acesse o link a seguir ( https://www.naradevashala.com.br/curso-intro-ayurveda-gratis ) ou clique no banner acima e assista as aulas do Curso de Introdução ao Ayurveda que é 100% Online e totalmente gratuito, nele você poderá conhecer um pouco mais sobre o ayurveda.

 

Erick Schulz

Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Diretor e Co-fundador da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page