top of page

Ayurveda e o Inverno

Atualizado: 17 de jun.

Por Erick Schulz

diretor do Instituto Naradeva Shala e professor de Ayurveda

 

O Ayurveda, é um sistema tradicional de "medicina" da Índia que dá grande importância às mudanças sazonais e como elas afetam o equilíbrio do corpo. No contexto do inverno, o Ayurveda oferece orientações específicas para ajudar a manter a saúde e o bem-estar durante os meses mais frios de onde você vive.


Segundo o Ayurveda, existem três doshas principais (constituições do corpo) – Vata, Pitta e Kapha.


  • Vata: Composto por ar e espaço, caracterizado por qualidades frias, secas, leves e móveis.

  • Pitta: Composto por fogo e água, caracterizado por calor, umidade, intensidade e leve.

  • Kapha: Composto por terra e água, caracterizado por peso, frio, estabilidade e umidade.


O inverno é principalmente associado ao Vata Dosha, especialmente no início da estação. À medida que o inverno avança e se torna mais úmido e pesado e também pode aumentar o Kapha Dosha.


Então as qualidade de Vata Dosha estarão mais predominantes do começo até quase o fim do inverno e somente do final do inverno as qualidades de Kapha Dosha ficam predominantes, mas lembre que esta é uma visão geral da estação, dependendo de onde você viva, poderá ter um inverno mais seco ou mais úmido de formas diferentes.


 

Dessa forma, criamos algumas recomendações para serem seguidas e são recomendadas pelo ayurveda:


ALIMENTAÇÃO

- Alimentos quentes e nutritivos;

- Enfatize alimentos quentes e cozidos que são fáceis de digerir;

- Inclua sopas, ensopados e mingaus.

- Vegetais de raiz, como cenouras, batatas-doces e beterrabas, são nutritivos e ajudam a aterrar.

- Diminua ou não coma: saladas cruas, bebidas frias e alimentos secos que podem agravar o Vata dosha.


GORDURAS SAUDÁVEIS

- Use gorduras saudáveis como ghee, óleo de gergelim e azeite de oliva para ajudar a equilibrar o Vata dosha e manter o corpo aquecido.


ESPECIARIAS

- Incorpore especiarias quentes, como gengibre (Zingiber officinale), canela (Cinnamomum verum | Cinnamomum zeylanicum), pimenta-preta (Piper nigrum) e açafrão da terra (Curcuma longa), para melhorar a digestão e a circulação.


MANTENHA-SE AQUECIDO

- Vista-se com roupas que mantenham o corpo quente;

- Mantenha seu ambiente de vida (casa/trabalho) aquecido;

- Evite a exposição a ventos frios e correntes de ar.


AUTOMASSAGEM

- Use óleos naturais, como óleo de gergelim, para automassagem (abhyanga) para manter a pele hidratada e combater a secura.


ROTINA SAUDÁVEL

- Siga uma rotina diária regular, incluindo horários consistentes para refeições e sono, para manter o equilíbrio.


EXERCÍCIO

- Pratique exercícios moderados para manter o corpo aquecido e a circulação ativa;

- Yoga, caminhada e exercícios cardiovasculares leves são benéficos.


DESCANSO E SONO

- Garanta descanso adequado e durma de 07 a 08 horas todas a noite, assim gera equilíbrio aos ritmos naturais do corpo.


BEM-ESTAR MENTAL e EMOCIONAL

- Meditação e Atenção Plena: Pratique meditação, atenção plena e exercícios de respiração para manter a clareza mental e reduzir o estresse.


CONEXÕES SOCIAIS

- Mantenha-se conectado com familiares e amigos para promover calor emocional e apoio.


CONEXÕES DIGITAIS

- Muito cuidado com o excesso de redes sociais em épocas frias e secas, pois ajuda a aumentar vata dosha no corpo e rajas dosha na mente.





Adotar práticas ayurvédicas durante o inverno pode transformar essa estação em um período de renovação e equilíbrio. Ao seguir as dicas de alimentação, exercícios, e autocuidado propostas pelo Ayurveda, você pode não apenas manter sua saúde física, mas também promover um estado de bem-estar mental e emocional.


Incorporar alimentos quentes e nutritivos, usar especiarias aquecedoras, manter-se hidratado, praticar automassagem com óleos e seguir uma rotina regular são passos simples, mas eficazes, para equilibrar os doshas e fortalecer o corpo contra os rigores do inverno.


Lembre-se, a chave para uma saúde duradoura está em harmonizar-se com as mudanças da natureza. Ao honrar os princípios da Ayurveda, você pode atravessar o inverno com mais energia, imunidade e serenidade. Experimente essas práticas e observe como pequenas mudanças em sua rotina diária podem resultar em grandes benefícios para sua saúde e bem-estar.


Seja gentil consigo mesmo, mantenha-se aquecido e aproveite a beleza que o inverno tem a lhe oferecer.


 

Todo o texto é criado no formato de dicas e informações de estudos. Toda e qualquer informação para uso pessoal, é preciso ser avaliado estudado por um/a profissional ayurvédico qualificado.


Caso queira conhecer mais e se profissionalizar nesta milenar Arte chamada Ayurveda, recomendo que faça Curso de Formação de Terapeuta Ayurveda, acesse aqui.


Quer conhecer mais sobre o Ayurveda, essa linda e maravilhosa forma de viver em equilibrio com a natureza, acesse o link a seguir ( https://www.naradevashala.com.br/curso-intro-ayurveda-gratis ) ou clique no banner acima e assista as aulas do Curso de Introdução ao Ayurveda que é 100% Online e totalmente gratuito, nele você poderá conhecer um pouco mais sobre o ayurveda.

 

Erick Schulz

Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Diretor e Co-fundador da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page