top of page

O que é a Alimentação Ayurvédica

Atualizado: 14 de mai.

por Erick Schulz

Diretor do Instituto Naradeva Shala

 

A alimentação ayurvédica é parte integrante da medicina tradicional ayurvédica, um sistema de saúde tradicional originado na Índia, sul da Asia, há milhares de anos. Baseia-se em uma idéia que cada indivíduo possui uma constituição única, composta por diferentes proporções dos três doshas, chamados de: Vata, Pitta e Kapha. Esses doshas representam diferentes elementos e funções no corpo, e o equilíbrio entre eles é essencial para a saúde física, mental, emocional, espiritual e social completa.


A alimentação ayurvédica busca equilibrar os doshas por meio de escolhas de alimentos específicos, levando em consideração o clima, a estação do ano, a idade, o gênero, a atividade física e outras características individuais. Geralmente, os alimentos são classificados de acordo com seus sabores (doce, azedo/ácido, salgado, picante, amargo e adstringente) e suas propriedades (leves, pesadas, quentes, frias, oleosas, secas, etc.).


Dentro de uma consulta/avaliação ayurvédica, feita por um profissional adequado e experiente, este estará ali para tentar identificar se existe algum tipo de desarmonia no seu estado atual, utilizando a racionalidade do ayurveda, e se assim existir algo em desarmonia, criar um programa de acompanhamento ayurvédico que vai ter incluso, dicas de rotina saudável, ervas (fitoterapicos) e outras dicas e claro a famosa alimentação ayurvédica.


Como por exemplo, para equilibrar:

- o dosha Vata, quando existe necessidade, que naturalmente, é leve, seco e frio, recomenda-se uma alimentação que inclua alimentos quentes, pesados e oleosos.

- Para o dosha Pitta, que é quente, úmido e intenso, alimentos frescos, leves e amargos são preferidos.

- Para o dosha Kapha, que é frio, úmido e pesado, uma alimentação composta de alimentos secos, leves e picantes é mais adequada.


Além disso, a alimentação ayurvédica enfatiza o consumo de alimentos frescos, orgânicos e sazonais, e também enfatiza a importância da digestão adequada, do momento das refeições ser algo agradável e equilibrado e da combinação correta dos sabores dos alimentos.


É importante notar que a alimentação ayurvédica é mais do que apenas uma dieta; é um estilo de vida que promove o equilíbrio e a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.



 

O QUE SÃO OS SABORES PARA O AYURVEDA

Na perspectiva do Ayurveda, os sabores, chamados de "rasas" em sânscrito, desempenham um papel crucial na alimentação e na manutenção da saúde. Existem seis sabores principais, cada um com propriedades e efeitos únicos sobre os doshas e o corpo:


Doce (Madhura): O sabor doce é nutritivo, calmante e construtivo. Ele promove o crescimento, a força e a satisfação. Alimentos doces incluem frutas maduras, grãos integrais, laticínios, mel, etc.


Azedo/Ácido (Amla): O sabor ácido é refrescante e estimulante. Ele promove a digestão, a absorção de nutrientes e a limpeza. Alimentos ácidos incluem frutas cítricas, vinagre, iogurte, etc.


Salgado (Lavana): O sabor salgado é hidratante, lubrificante e fortificante. Ele ajuda na retenção de água, estimula o apetite e fornece energia. Alimentos salgados incluem sal, algas marinhas, produtos marinhos, etc.


Picante/Pungente (Katu): O sabor picante é estimulante, aquecedor e purificador. Ele aumenta o metabolismo, melhora a circulação e estimula a mente. Alimentos picantes incluem pimentas, gengibre, alho, etc.


Amargo (Tikta): O sabor amargo é desintoxicante, refrescante e purificante. Ele ajuda na desintoxicação do corpo, reduz o excesso de gordura e acalma a mente. Alimentos amargos incluem vegetais de folhas verdes, aloe vera, açafrão, etc.


Adstringente (Kashaya): O sabor adstringente é estabilizador, secante e fortalecedor. Ele ajuda na tonificação dos tecidos, controla a perda de líquidos e promove a clareza mental. Alimentos adstringentes incluem leguminosas, bananas verdes, romã, etc.


A alimentação ayurvédica procura incluir todos os seis sabores em cada refeição para garantir um equilíbrio dos doshas. A proporção de cada sabor pode variar dependendo da constituição individual e das necessidades específicas de saúde, incluindo localidade onde vive, idade da pessoa, gênero, qualidade de vida etc.



 

DICAS GERAIS PARA SEGUIR UMA BOA ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA

Conheça sua constituição (dosha): Identificar seu dosha predominante (Vata, Pitta ou Kapha) pode ajudar a personalizar sua alimentação para equilibrar seu corpo e mente. Lembre que este é um dos objetivos do ayurveda e que faz parte de um grande autoconhecimento;


Coma alimentos frescos e sazonais: Prefira alimentos frescos e orgânicos sempre que possível. Escolha alimentos da estação, pois eles estão naturalmente alinhados com as necessidades do seu corpo;


Equilibre os sabores: Tente incluir todos os seis sabores (doce, azedo/ácido, salgado, picante/pungente, amargo e adstringente) em suas refeições para garantir uma nutrição completa e equilibrada. Caso realmente seja difícil realizar isso por refeições, pesquise as massalas e o uso de temperos na alimentação);


Priorize a digestão: Dê importância à sua digestão. Coma em um ambiente calmo, mastigue bem os alimentos e evite comer em excesso. Também é útil consumir chás digestivos, como gengibre ou hortelã, após as refeições quando o alimento é mais pesado ou você não está em um dia bom diretivamente falando;


Evite alimentos processados e refinados: Minimize o consumo de alimentos processados, refinados e industrializados, que podem perturbar o equilíbrio dos doshas e prejudicar a saúde;


Alimentos quentes e recém-preparados: Dê preferência a alimentos quentes e recém-preparados, pois eles são mais fáceis de digerir e ajudam a pacificar o dosha Vata.


Conheça as combinações de alimentos: Evite combinações de alimentos que possam criar toxinas no corpo, como laticínios com frutas ou proteínas com amidos. Opte por combinações que sejam mais fáceis de digerir;


Beber água morna: Beber água morna ao longo do dia ajuda a estimular a digestão e a eliminar toxinas do corpo, caso seja assim a necessidade do seu corpo;


Pratique a moderação: Evite excessos, seja na quantidade de alimentos que você come, na frequência das refeições ou na variedade de sabores em uma única refeição;


Esteja consciente ao comer: Pratique a atenção plena ao comer, prestando atenção aos sabores, texturas e aromas dos alimentos. Isso ajuda a melhorar a digestão e a apreciar verdadeiramente sua comida;


 

Todo o texto é criado no formato de dicas e informações de estudos. Toda e qualquer informação para uso pessoal, é preciso ser avaliado estudado por um/a profissional ayurvédico qualificado.


Caso queira conhecer mais e se profissionalizar nesta milenar Arte chamada Ayurveda, recomendo que faça a Formação em Terapeuta Ayurveda, acesse aqui.


Quer conhecer mais sobre o Ayurveda, essa linda e maravilhosa forma de viver em equilibrio com a natureza, acesse o link a seguir ( https://www.naradevashala.com.br/curso-intro-ayurveda-gratis ) ou clique no banner acima e assista as aulas do Curso de Introdução ao Ayurveda que é 100% Online e totalmente gratuito, nele você poderá conhecer um pouco mais sobre o ayurveda.

 

Erick Schulz

Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Diretor e Co-fundador da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

655 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Guest
May 07

Já segui algumas orientações Ayurvedicas, vou retornar!

Like

Guest
Apr 26

Adorei

Like

Guest
Apr 23

Muito interessante essa forma de comer, quero conhecer mais sobre essa ayurveda

Like

Guest
Apr 23

Dicas maravilhosas....

Like
bottom of page